Você deseja realizar a construção de seu espaço comercial, mas tem medo do que pode dar errado? Esse temor é compreensível, porque há muitos cenários desastrosos quando se inicia uma obra. 

No entanto, existe uma solução única para todos eles, que é contar com uma construtora que segue corretamente os processos para minimizar todos os erros.

Confira, a seguir, os piores cenários na construção de seu espaço comercial e como fugir deles!

Cenários prejudiciais durante a construção de seu espaço comercial 

Choveu o dobro para o previsto para o mês. Um equipamento apresentou falha técnica, e a reposição não estava contratada. O orçamento inicial já é quase o dobro. Esses são problemas graves em uma construção e que podem acontecer com você.

Veja a seguir com mais detalhes os cenários prejudiciais à sua obra!

Acidentes de trabalho e outros problemas com pessoal

Toda empresa de construção civil deve obedecer não só à legislação normativa de seu setor, mas também a leis gerais em vigor no Brasil. Direitos trabalhistas e previdenciários de seus profissionais precisam estar em dia. Seguir as diretrizes de saúde e segurança do trabalho (NR 18) é essencial. Dessa forma, a construtora garante as melhores condições de trabalho para seus profissionais.

No entanto, nem todas têm essa preocupação de buscar conformidade com a lei e sistemas preventivos de segurança nos processos. Todo o meio ambiente de trabalho das obras deve estar seguro, mas na prática tudo funciona diferente.

Em decorrência disso, afastamentos por saúde e acidentes de trabalho passam a ser mais comuns do que o desejado. Além do transtorno pessoal causado ao profissional e à sua família, esse problema afeta todo o canteiro de obras, causando paralisação e outras consequências.

Mas os acidentes e os afastamentos não são os únicos problemas quando o assunto é gestão de pessoal. O dimensionamento incorreto (excesso ou falta de trabalhadores) gera dores de cabeça, como pagamentos desnecessários e atrasos na obra.

Para evitar todo esse cenário desastroso, é importante contratar uma boa construtora, comprometida com a saúde e a segurança de seus profissionais. Uma empresa que se preocupa com essas questões sabe a importância da gestão de pessoas no canteiro de obras. E isso é fundamental para garantir a boa execução dos trabalhos. 

Atraso de obra

Dificuldades com o gerenciamento do tempo é um dos piores cenários na construção de seu espaço comercial. Em geral, uma empresa de construção civil que não entrega o que promete dentro do prazo causa grande prejuízo financeiro para seu cliente. E isso acontece de diversas maneiras.

A primeira delas é que o atraso gera custos extras. A jornada de trabalho dos profissionais é maior, bem como o número de horas extras. Em muitos casos, contrata-se inclusive mais profissionais.

Em segundo lugar, o atraso compromete a lucratividade do negócio. Existe todo um planejamento da empresa cliente quando contrata uma obra. Estima-se um período de construção, que é o período em que as vendas de produtos ou serviços ficam comprometidas. É comum, inclusive, que se preveja uma folga nos prazos para lidar com chuvas e outras adversidades climáticas. 

No entanto, a contratante se planeja para retomar as vendas e voltar a captar e fidelizar clientes. Quando o atraso ocorre, ela deixa de ganhar. E vale destacar que, nem sempre, o atraso se dá por condições climáticas. Erro no planejamento das obras, falta de gestão de tempo, e outros fatores podem causar atrasos.

Para evitar esses prejuízos, é fundamental que se contrate uma empresa com compromisso com o curto prazo. As empresas que adotam a metodologia Fast Construction, por exemplo, focam bastante no planejamento e na gestão da obra. Isso faz com que consigam realizar a construção prometida dentro do prazo e com muita qualidade. 

Além disso, são empresas que fazem estudos do clima da região da obra para encontrar possíveis datas em que ocorrem as chuvas. Essa prática reduz bastante os problemas, porque a construtora se prepara para imprevistos, evitando perda de recursos e atrasos. 

Para completar, essas construtoras têm boas práticas de controle do tempo. O canteiro de obras está sempre organizado com cronograma e relatórios diários de obra. Muitas, inclusive, adotam a tecnologia para otimizar o trabalho, como é o caso da Binar.

Orçamento estourado

Nenhum empresário, ao pensar em uma obra, deseja ter custos extras. A ideia é sempre fazer um planejamento adequado para que a construção não tenha “surpresas” indesejadas quanto ao orçamento. No entanto, a realidade é bem diferente. Como demonstramos, basta um atraso na obra para que os custos cresçam. 

Mas não é só o atraso que pode causar o aumento na previsão de custos inicial. O desperdício de materiais é um problema recorrente nos canteiros de obra. Armazenamento e manuseio incorretos causam perdas muito relevantes. 

No mesmo sentido, a gestão desorganizada da cadeia de suprimentos impacta diretamente no orçamento. É preciso pensar em logística previamente se você deseja reduzir custos na construção. Realizar pedidos com urgência só aumenta o preço dos materiais. 

Considerando todas essas possibilidades, o pior cenário é quando a construtora perde sua margem de lucro, mas o prejuízo também atinge o cliente. 

Para se prevenir dessa situação, é preciso realizar uma boa gestão do tempo e dos recursos financeiros disponíveis. Mais uma vez, o acompanhamento diário da obra e o cronograma aparecem como ferramentas interessantes. Eles auxiliam a controlar o fluxo de caixa, a organizar melhor as compras, reduzir os erros e otimizar os recursos, inclusive humanos.

Falta de atenção dos fornecedores contratados

Na hora de escolher os fornecedores da construção de seu espaço comercial, certamente você os avaliou bastante. Fez pesquisas e estudos para compreender suas próprias necessidades e encontrou os fornecedores mais adequados para seu projeto. Dessa forma, tentou garantir a qualidade na entrega e no andamento das obras.

Para tanto, você não se preocupou somente em reduzir os custos para sua empresa, mas também outros fatores importantes, como reputação e capacidade de suprir necessidades. No entanto, um dos piores cenários de uma construção pode aparecer exatamente aqui: a falta de atenção dos fornecedores contratados. 

Mesmo quando o cliente toma todo o cuidado para contratar fornecedores, ele pode se decepcionar. Imagine que você escolheu uma empresa de Fast Construction (Construtora Express) para sua obra. Ela será a responsável por entrar em contato com os fornecedores de materiais. 

Por algum motivo, recebe produtos de qualidade inferior e, por estar com o tempo apertado, resolve fazer sua obra com eles. Em outra cenário, ao invés de solicitar amostras prévias dos materiais de acabamento, ainda na etapa de planejamento, faz a compra sem adotar essa prática preventiva.

Ou, ainda, não demonstra cuidado com a forma de manuseio e armazenagem de materiais, equipamentos e produtos.

O resultado é a quebra de sua expectativa. Todas essas práticas são exemplos de falta de atenção dos fornecedores, tanto da empresa de construção civil quanto da fornecedora dos materiais. E isso, sem dúvidas, atrapalhará bastante a construção do seu espaço comercial.

Para evitar isso, você deve avaliar profundamente a empresa de construção civil e os demais fornecedores envolvidos na obra.

Veja com quem eles têm parcerias. Acompanhe a entrega dos materiais sempre que possível e exija a qualidade contratada. Uma boa forma de fazer isso é verificar sempre o diário de obra.

Falta de notícias e atualizações sobre o andamento da obra

Atualizações sobre o andamento da obra, em geral, são feitas no diário de obra (DO) ou registro diário de obra (RDO). Esse relatório documenta tudo que ocorre no projeto. Algumas construtoras, como a Binar, disponibiliza um diário em tempo real. Mas e quando isso não ocorre?

O cliente que não tem notícias sobre o andamento da construção do espaço comercial tem um grande problema nas mãos. Isso vale especialmente para empresas que trabalham contra o tempo para minimizar as perdas em vendas.

Pela perspectiva do canteiro de obras, o próprio gestor perde a capacidade de avaliação dos serviços prestados. Isso dificulta a gestão de imprevistos, como falhas técnicas, a garantia de cumprimento de prazos, a prevenção de eventos e acidentes, e outros aspectos. O resultado é a desorganização e a dificuldade em avaliar a evolução do projeto.

Para o cliente, o resultado é um grande prejuízo de qualidade e desempenho. Um canteiro de obras desorganizado atrapalha a gestão do tempo, o que pode acarretar atrasos. No mesmo sentido, prejudica a produtividade dos profissionais, que não conseguem seguir os melhores padrões técnicos. Isso significa uma entrega aquém das expectativas.

Por fim, é preciso destacar que a falta de notícias sobre a construção também afeta a relação entre as partes. Clientes prezam por transparência, e isso envolve o registro de cada procedimento do projeto. Assim, conseguem visualizar e “inspecionar” sua execução. Quando isso não acontece, a relação fica prejudicada, e a confiança também.

Se você deseja evitar tais problemas, contrate construtoras que possuem um diário de obra atualizado constantemente e que seja facilmente acessado.

 

Os cenários que prejudicam a construção de seu espaço comercial podem ser evitados com uma boa construtora. Na Binar, por exemplo, damos aos clientes acesso ao diário de obras em tempo real. Especialistas em Fast Construction, nossas obras são minuciosamente planejadas para evitar problemas com pessoal, de orçamento e atrasos.

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