Uma obra corporativa é um projeto muito importante para qualquer empresa, pois pode alavancar os resultados do negócio.
Muitos empresários passam anos planejando uma expansão ou uma reforma para ter o espaço que sempre sonhou. Afinal, além de ser o local de trabalho de muitas pessoas, é o estabelecimento para o qual os clientes se dirigem.
Em outras palavras, seu estabelecimento é o cartão de visitas do serviço prestado ou do produto ofertado. Não à toa, ele deve ser pensado com muito critério, inclusive em relação ao responsável pela obra.
Uma economia neste ponto pode causar um custo muito alto no futuro e perda de faturamento por atrasos na entrega. Você já parou para pensar qual é o “valor” que representa um dia de atraso no seu negócio?
Mesmo os empresários em início de empreendimento devem pensar nas obras corporativas como modo de alavancar os resultados. Elas podem evidenciar seus diferenciais e as vantagens do seu negócio, o que é excelente para ter melhor desempenho.
Se você pensa em potencializar seu lucro, veja como a obra corporativa pode contribuir!
A obra corporativa pode alavancar os resultados
Uma obra em sua empresa pode ser um bom investimento para alavancar os seus resultados por alguns motivos. Em resumo, são 4:
-
A otimização do ponto de venda (PDV) pode melhorar a experiência do cliente e resultar em mais vendas;
-
A modernização do layout e escolhas de materiais pode trazer uma significativa redução de custos a médio ou longo prazo;
-
A reinvenção e a inovação empresarial podem ocorrer por meio de obras corporativas pensadas juntas com uma construtora experiente no que faz;
-
As obras corporativas robustas são necessárias para ampliar o negócio e necessitam de um acompanhamento profissional desde o início do projeto.
Veja a seguir um pouco mais sobre cada motivo!
1. Aprimoramento do PDV para melhorar a experiência do cliente
Antes de pensar em uma obra corporativa para aprimorar o ponto de venda (PDV), é preciso entender o que é experiência do cliente.
Qualquer interação do cliente com sua empresa durante o relacionamento é considerada experiência do cliente. Isso vai desde o primeiro contato até o pós-venda.
Quando a “jornada” é satisfatória, sua marca fica presente na memória do consumidor.
Por isso, é preciso ter atenção e qualidade em todas as etapas, especialmente aquelas com pontos de contato com o público. Basta uma negligência do atendente para que a imagem da empresa seja prejudicada.
Ter um preço competitivo não é suficiente se a experiência não for boa.
E onde entra o PDV para melhorar a experiência do cliente?
O ponto de venda é um dos espaços mais importantes de contato entre seu negócio e o consumidor. Por isso, a partir dos feedbacks já conquistados, você deve desenvolver e aplicar estratégias para organizar seu ponto de venda, aprimorando o atendimento de seus profissionais e tendo sempre os produtos à disposição.
Sem dúvidas, é a melhor forma de alavancar os resultados, pois impulsiona as vendas.
Entendido como o PDV impacta no seu negócio, agora sim podemos falar de seu aprimoramento e expansão.
Obras corporativas no ponto de venda devem pensar muito na apresentação do espaço junto ao público. O visual chama a atenção do potencial cliente, enquanto a infraestrutura deve facilitar o fluxo de consumidores no estabelecimento.
E ambos devem representar a identidade e a imagem da sua marca.
A grosso modo, se seu espaço for comum, desorganizado ou desgastado, pode ter certeza que está perdendo faturamento. As obras corporativas entram, então, para corrigir essas imperfeições. Na medida em que o negócio cresce, elas trabalham para expandir o estabelecimento, sempre visando chamar a atenção de forma coerente e natural.
Para realizar boas obras no PDV, veja algumas boas dicas para considerar no projeto:
Faça uma sinalização eficiente
Um PDV aprimorado é aquele que prestam atenção na sinalização. Preços e dados sobre os produtos são fundamentais, porque entregam informações de maneira rápida e dinâmica ao consumidor. Isso faz com que potenciais clientes parem em seu PDV para saber mais sobre o produto.
Desenvolva um projeto visual focado no público-alvo
Não só a identidade da sua marca se desenvolve com base em um projeto, mas também o PDV. Faça pesquisas para descobrir o que dá mais certo para o público-alvo e, consequentemente, para seu negócio. Cores, tamanho, tudo deve ser considerado.
Atualize o PDV
Nada de locais desgastados, com cores erradas e preços antigos. Isso passa a sensação de falta de profissionalismo. Por isso, mantenha sempre seu PDV atualizado, com manutenção periódica e novas tendências de infraestrutura e tecnologia.
Invista no cross-sell
Fazer cross-sell é sugerir vendas complementares ou cruzadas partindo do pedido inicial. Isso faz com que o ticket médio do PDV aumente. Esse método pode estar inserido na sinalização dos produtos e também em promoções.
Escolha o local do PDV com base no tráfego de pessoas
Um bom posicionamento do PDV faz toda a diferença na hora de alavancar os resultados, e as obras podem corrigir eventuais erros.
2. Solução para redução de custos com a modernização do layout
Sempre que pensamos em obras para alavancar o resultado do negócio, é imprescindível pensar na modernização do layout.
O layout nada mais é do que a distribuição e o fluxo de máquinas e pessoas em um espaço produtivo. A médio ou longo prazo, essa prática promove a redução de custos, favorecendo o aumento do faturamento empresarial.
Seja em um estabelecimento industrial ou comercial, a estrutura de produção, que inclui recursos físicos (máquinas e equipamentos) e humanos, deve favorecer a qualidade.
Isso significa pensar em uma configuração da manufatura em que pessoas e fluxo entre máquinas e funcionários se dê de forma eficiente. Todo o caminho da produção deve ser fluido, de modo que nenhuma etapa crie obstáculos na construção do produto ou serviço.
Para que isso aconteça, é preciso ter um bom layout. Ele evita movimentação desnecessária, o que provoca economia de recursos e otimização da produção.
E quem não possui um bom layout?
É interessante cogitar as obras corporativas para sua modernização, independentemente do segmento econômico da empresa.
Bons projetos avaliam o atual espaço físico para propor um layout funcional e otimizado. O posicionamento dos recursos transformadores da organização devem favorecer o propósito do negócio. Em um shopping ou supermercado, o layout deve levar o consumidor a percorrer todo o estabelecimento, inclusive com várias idas e vindas.
3. Obras corporativas robustas para ampliação do negócio
Em uma empresa que atinge a estabilidade, o próximo passo é pensar em crescimento. A análise completa do negócio é feita de forma criteriosa para avaliar em que é preciso investir para ampliar a posição no mercado.
A abertura de franquias ou de filiais é uma das práticas adotadas por quem deseja se desenvolver mais. Neste cenário, é fundamental pensar nas características de uma obra corporativa, que podem alavancar os resultados empresariais.
Imagine que você deseja abrir uma filial em uma capital cujo tempo é sempre abafado e quente, como Manaus.
O estabelecimento não poderá ter as mesmas características de uma filial do sul do país, por exemplo. É preciso pensar em uma infraestrutura de refrigeração suficiente, de modo que os clientes encontrem conforto e bem-estar.
No mesmo sentido, as regiões possuem costumes diversos, que devem ser considerados na hora de pensar em uma obra corporativa. Lembre-se sempre de que uma obra, para alavancar os resultados do negócio, deve servir ao propósito empresarial.
E este sempre considera a público-alvo, a clientela.
Com isso, é possível ter bom desempenho com um novo estabelecimento, seja franquia ou filial.
4. Reinvenção e inovação empresarial por meio de uma obra
Estamos em uma era digital.
O consumidor tem milhares de estímulos em um curto espaço de tempo sobre um mesmo produto ou serviço.
Como captar a atenção do cliente com esse boom de informações? Os negócios precisam se reinventar para acompanhar a transformação digital, compreendendo cada vez mais como se dão as relações neste contexto.
Por isso, um obra pode alavancar os resultados do seu negócio também quando tem como objetivo à adequação ao novo cenário.
A melhor experiência do cliente hoje não se limita a ter um PDV expandido e otimizado. Ela passa, também, por ter espaços inovadores, que se reinventaram com a era digital.
Esses espaços precisam atender à expectativa do cliente de estar frente a um negócio atual.
E não só isso. Uma empresa que encontra soluções de espaço para reinventar e inovar seu método de trabalho também pode alavancar os resultados. É exatamente o que pontuamos quando falamos da otimização do layout.
As obras corporativas podem alavancar os resultados do seu negócio de diversas maneiras.
Com o aprimoramento do PDV, o cliente tem a melhor experiência possível dentro de um estabelecimento, o que aumenta as chances de venda. No mesmo sentido, um layout otimizado pode aprimorar não só o processo produtivo interno, mas também o percurso do cliente.
Já uma obra para expansão do negócio serve para fortalecer a empresa no mercado, sempre considerando as especificidades de cada região. Cada projeto é único e deve ter como foco o cliente final, sempre levando em consideração as possibilidades de reinvenção e inovação.
Sem dúvidas, uma obra corporativa pode trazer ótimos resultados. Para que isso ocorra, é preciso contar com profissionais qualificados e comprometidos com a entrega, como é o caso da Binar Construtora.