Reduzir custos com obra corporativa? É isso mesmo? Sim, é exatamente isso. Pode parecer uma contradição gastar recursos com uma obra para provocar uma diminuição futuro nos gastos. Mas não é. 

De fato, há ocasiões em que seria desperdício fazer uma obra corporativa sem uma finalidade específica de economia. Uma obra que não é projetada e pensada por uma empresa capacitada, que acompanha as tendências e inovações do mercado, por exemplo. Ela pode ter um alto custo sem ter o retorno esperado.

Aqui, vamos focar em como uma obra corporativa pode ajudar sua empresa a reduzir custos. Confira!

Quando fazer uma obra para reduzir custos?

O gestor ou proprietário de um empreendimento tem visão global sobre o negócio. Consegue enxergar as forças e as fraquezas da empresa, as ameaças e as oportunidades. Em cima disso, trabalha para melhorar os pontos fracos e reforçar os pontos fortes.

Algumas fraquezas empresariais se ligam à própria infraestrutura, ao espaço físico. Ele é bem distribuído, favorecendo o fluxo de trabalho e os processos internos? Ele é trabalhado para conferir produtividade às equipes e proporcionar uma entrega de qualidade? A resposta a essas perguntas pode ser um bom termômetro para avaliar a necessidade de uma obra corporativa.

Se sua empresa não possui uma estrutura que favorece todos esses pontos, você pode estar gastando recursos materiais e humanos sem necessidade. E é exatamente aqui que entra a avaliação de realizar uma obra para reduzir custos. 

Mas como isso pode ocorrer?

Como reduzir custos com uma obra corporativa?

O primeiro passo para reduzir custos com uma obra corporativa é fazer uma análise profunda sobre o negócio. O crescimento de uma organização depende de um monitoramento constante ponta a ponta. É preciso ter controle sobre todas as despesas e as receitas, os gargalos e as lacunas, as falhas e os êxitos. Assim, é possível sempre aprimorar a entrega ao cliente final. 

Antes de qualquer coisa, pergunte-se se você realmente conhece os custos do negócio. Pense também no impacto que a diminuição de um ou vários deles teria sobre as atividades. Por fim, pense em quais setores seriam afetados diretamente e os resultados positivos que podem surgir ao reduzir custos.

Após avaliar todas essas questões, pontuamos a seguir algumas formas de reduzir custos com obra corporativa.

Reduzir custos com uma infraestrutura nova

Uma empresa com processos internos otimizados e menor custo com manutenção periódica da estrutura tem melhor desempenho financeiro. Em geral, empresas com infraestruturas modernas têm essa característica.

Por outro lado, um negócio com infraestrutura ultrapassada mais recursos e cuidados para ser mantida. O valor do seguro só aumenta, as manutenções se tornam mais constantes, o gasto para repor máquinas e equipamentos é maior. 

Considerando isso, uma obra corporativa pode reduzir custos a médio e longo prazo devido à modernização da infraestrutura. Uma empresa moderna melhora todo o seu processo produtivo, o que minimiza perdas. A modernização também possibilita aos profissionais exercer suas atividades com maior qualidade e rapidez.

Você pode, por exemplo, pensar em uma obra para ampliar o local onde ficam suas máquinas e equipamentos. Isso pode otimizar o layout, como pontuaremos adiante. Há também a possibilidade de mexer na estrutura para redução de gastos com energia, como abrir mais janelas ou modernizar toda a parte elétrica do negócio.

Reduzir custos com novos espaços produtivos

Uma empresa com um espaço produtivo restrito está fadada a permanecer no mesmo degrau de crescimento por algum tempo. Por isso, muitos empresários buscam reduzir custos por meio de uma obra corporativa que construa novos espaços produtivos. Escritórios maiores e mais modernos, por exemplo, podem alavancar seus resultados.

No entanto, antes de pensar em novos espaços produtivos para reduzir custos, é preciso analisar os processos internos. Novamente tocamos neste ponto, porque o gestor deve saber o motivo da obra.

Com uma análise dos processos, é possível detectar onde ocorrem os atrasos, os gargalos e os desperdícios. Isso, por si só, já desperta uma possibilidade de economia e melhoria contínua. 

Mas imagine que o maior gargalo dos fluxos de trabalho empresariais estão pela desconexão dos setores. Leva-se muito tempo para concluir uma análise da jornada do cliente, pois os setores administrativo, de marketing e de vendas atuam em locais distintos. A melhoria do processo, neste caso, passa pela realização de uma obra corporativa.

No mesmo sentido, imagine que um cliente escolhe o produto X, mas não está na prateleira. Seu vendedor precisa buscar um produto no estoque e demora 15 minutos para voltar.

É possível que o consumidor não esteja mais em seu empreendimento.

Perder uma venda por uma infraestrutura pouco eficiente, a longo prazo, é uma perda financeira enorme.

Por isso focamos na importância de mapear seus processos para entender que, às vezes, os custos se elevam por ineficiência da infraestrutura.

Uma estratégia interessante para reduzir custos com novos espaços de trabalho é aumentar a densidade de ocupação do escritório. Mesas compartilhadas e plantas livres acomodam mais colaboradores e diminuem a necessidade de estações de trabalho. O custo de manutenção do espaço também diminui, bem como a perda ocasionada pela falta de colaboração. 

Reduzir custos com locais de negócios aprimorados

Você fez uma análise global do seu negócio, mapeou os processos, encontrou possibilidades de otimizar e modernizar seus espaços produtivos. Certamente, verá uma economia relevante nos próximos meses e anos. Ainda assim, percebeu que seus locais de negócio não são tão aprimorados quanto poderiam.

Essa é uma excelente percepção, e já adiantamos que uma obra pode reduzir custos por meio do aprimoramento dos locais de negócio.

Em primeiro lugar, uma obra pode renovar todo o seu ponto de venda (PDV).

Ponto de venda está diretamente relacionado com estoque. Mercadorias com mais saída são prioridade e estão em maior número no depósito. Aquelas que têm pouco giro ou giro zero não precisam de grande quantidade.

Com esse controle, é possível evitar custos de armazenagens, perdas decorrentes de deterioração ou outros incidentes, e queda de preço.

Com essa consideração, imagine que faltam 30 dias para o Natal e você percebeu que seu depósito não é grande o suficiente para armazenar as mercadorias com maior saída.

Como consequência, seu ponto de venda não estará estruturado como deveria, focado em conversão do maior número de vendas possível.

Como não dará tempo de realizar uma obra de expansão, você assume o custo de alugar um depósito de terceiros para não perder vendas. No custo total da mercadoria, seu lucro caiu pela metade. No dia seguinte, você perceberá o quanto uma obra corporativa pode reduzir custos com locais de negócio.

Considerando outro ponto pertinente, vamos pensar em uma filial.

Abrir uma filial pode ser de muito importante para a matriz. A venda de produtos e serviços que sua empresa oferece pode ser ampliada para aumentar os lucros. Excelente, certo? Considere essa obra para alavancar seu negócio.

Em um outro aspecto, abrir uma filial é marcar presença em outro território no qual você não tinha representação antes. Ao invés de ter um alto custo de logística para chegar até a região, você irá reduzir custos de logística. Inclusive, estes são, em muitos casos, o segundo maior custo da operação de uma empresa.

Não será necessário alocar os produtos na própria matriz ou em centros de distribuição. Em outras palavras, realizar uma obra corporativa para ter uma filial, em médio e longo prazo, irá reduzir custos de logística, otimizando o custo total da operação.

Sem falar que, caso sua empresa tenha uma estrutura adequada para suprir as necessidades das filiais, é possível utilizá-las de duas formas: depósito de armazenamento e mais um ponto de venda dos produtos.

Uma obra pode ajudar sua empresa a reduzir custos de diversas maneiras. Na primeira delas, uma nova infraestrutura evita custos com manutenção periódica da estrutura, otimiza os processos internos e gera melhor desempenho financeiro. 

Uma segunda forma é fazer uma obra corporativa para ter novos espaços de trabalho. Uma das estratégias destacadas é aumentar a densidade de ocupação do escritório. Por fim, é possível ter novos locais de negócio, como abertura de filiais e renovação de ponto de venda.

Todas essas práticas podem reduzir custos em sua empresa por meio de obras. No entanto, é necessário contar com o auxílio de uma construtora especializada em obra corporativa, que garante a entrega com qualidade e dentro do prazo.

Essa é a Binar Construtora! Conheça um pouco mais!