O mercado de construção civil se mostrou bastante resiliente em meio à crise sanitária que vivemos. A incerteza acerca dos custos de financiamento à construção derivou do momento econômico delicado provocado pela pandemia. Vimos que as vendas desaceleraram e que ocorreram muitos atrasos nos lançamentos.

Mesmo assim, o setor ainda conseguiu se manter (bem) vivo. Com o arrefecimento da pandemia, espera-se uma retomada mais forte das atividades. Por isso, é importante ficar atento às tendências no mercado de construção civil para o próximo ano.

Veja a seguir algumas delas!

Sustentabilidade

A sustentabilidade se tornou um assunto debatido com muita frequência nos últimos anos. A preocupação dos líderes mundiais com o meio ambiente é notícia diariamente em todos os países. Afinal, as práticas que agravam o aquecimento global colocam em risco as gerações futuras.

Diante desse cenário grave em que nos encontramos, as empresas de qualquer segmento econômico precisam estar atentas às suas atividades. A construção civil também deve assumir suas responsabilidades e adotar projetos sustentáveis.

Ter um posicionamento rígido em prol do meio ambiente é, inclusive, uma forma de ser melhor reconhecido no mercado e pelos clientes.

Por isso, apontamos que a sustentabilidade continuará sendo uma das tendências para 2022, apesar de já ser uma realidade. Além de proteger o meio ambiente, ela é capaz de reduzir custos e tornar o projeto mais viável.

Conheça a seguir algumas práticas sustentáveis na construção civil:

Consumo consciente de energia: desde o planejamento estratégico do projeto até seu fim, é possível traçar estratégias para reduzir o consumo de energia e os danos ao meio ambiente. Aproveitar a iluminação e a ventilação naturais, a partir de avaliação detalhada sobre a incidência de sol e de vento no local, é um bom exemplo. A adoção de materiais que demandam menos energia em sua produção também é interessante. O reaproveitamento de recursos é uma medida presente em muitos projetos.

Gerenciamento adequado dos resíduos: o gerenciamento adequado de resíduos é um aliado da sustentabilidade na construção civil. As caçambas (em pequenas construções) armazenam materiais sólidos inutilizáveis e são direcionadas para aterros adequados ou locais de triagem. Em grandes projetos, é preciso ter um programa de gestão ambiental para separar resíduos. 

Uso de energias limpas: provenientes das marés, do sol, dos ventos e da biomassa, são capazes de suprir as necessidades energéticas no mundo e representam uma fonte renovável e alternativa. Elas não promovem o aquecimento global nem agridem o meio ambiente. Como na construção civil há grande consumo de energia, é uma ação fundamental para o segmento.

Uso de tecnologias: a boa gestão do canteiro de obras também contribui para a sustentabilidade na construção civil, e isso pode ser feito por meio de tecnologia. Os diários de obras em tempo real, por exemplo, acompanham as atividades instantaneamente e ajudam a identificar falhas na gestão de resíduos e nas outras medidas de sustentabilidade. 

Inovações tecnológicas

As inovações tecnológicas vêm invadindo a construção civil há algum tempo em decorrência da transformação digital. As construtoras express, que adotam a metodologia Fast Construction, são algumas das empresas que mais integraram soluções em seus processos. Afinal, seu foco é integrar processos para entregar obras com rapidez

A adoção dessas soluções traz diversos benefícios para a construção civil. Esses recursos aumentam os controles de custos, qualidade e segurança, favorecendo também a sustentabilidade. A tecnologia também é fundamental para criar um fluxo de trabalho automatizado, que otimiza o uso dos recursos da empresa e aumenta a produtividade das equipes.

A seguir, apontamos algumas inovações interessantes que continuarão a ser tendência em 2022 no mercado de construção civil!

Realidade aumentada

A projeção de elementos digitais no ambiente físico real por meio de dispositivos começou a ser adotada na construção civil nos últimos anos. Com a realidade aumentada, é possível unir projetos virtuais à realidade do canteiro de obras. Isso é fundamental para ter mais precisão e eficiência, além de reduzir erros e custos. 

Suas aplicações são inúmeras, pois seus aplicativos proporcionam uma visão mais exata daquilo que será construído. Plantas 3D e hologramas de maquetes virtuais facilitam a compreensão do projeto e sua execução. A inspeção e o gerenciamento de obras são os dois setores mais beneficiados pela realidade aumentada. 

Confira algumas tecnologias de realidade aumentada aplicadas na construção civil:

Aplicativos de medição para IOS e Android (Ex.: Air Measure): réguas digitais que calculam distâncias em espaços reais, medem objetos e desenham plantas por meio da câmera do celular ou tablet. 

GAMMA AR: aplicativo de monitoramento de canteiros de obras, que sobrepõe construções em 3D BIM, permitindo a comparação entre o planejamento e a realidade da obra.

Dalux FM: realiza a gestão de instalações (planejamento e administração patrimonial, manutenção hidráulica e elétrica, controle de rendas, etc.)

Dalux Build: combina a realidade aumentada com outras ferramentas para facilitar o gerenciamento de projetos em construção. 

Captura de realidade: escaneamento do ambiente real que transporta informações e dados para um projeto digital. 

ARki: visualização de realidade aumentada para modelos arquitetônicos em tempo real.

Fologram: transforma modelos 3D em instruções de construção em tamanho real.

BIM (Building Information Modeling) e Digital Twins

O BIM (Modelagem de Informações da Construção) é uma das ferramentas Digital Twins que facilitam a revisão de projetos em andamento antes da sua finalização. Ele reúne dados detalhados sobre as estruturas do projeto e é voltado para análise, concepção e gestão da obra. Dessa forma, evita o retrabalho e garante maior eficiência para o canteiro de obras.

E o que seria Digital Twins ou gêmeos digitais? Essas tecnologias correspondem a representações virtuais de objetos reais e são desenvolvidas no ambiente do processo de modelagem BIM. Elas contribuem para conhecer possíveis falhas na construção a partir da simulação de padrões semelhantes no desempenho da edificação planejada. 

Automação predial

Em projetos arquitetônicos recentes, ocorreu uma relevante modernização das estruturas. Como já apontamos, a transformação digital trouxe inúmeras inovações. Seja para tornar a edificação mais sustentável ou para garantir maior eficiência, a tecnologia está presente.

Neste mesmo sentido, podemos destacar que a automação predial continuará como uma tendência relevante para 2022. Essa inovação crescente permite a integração de diversas rotinas de forma automatizada, por meio de um software. Equipamentos elétricos e eletrônicos trabalham em conjunto para facilitar o cotidiano das pessoas, gerar segurança e economia.

Essa rede de hardware, interfaces eletrônicas e comunicação trabalha para integrar dispositivos na rotina via internet. Os principais elementos da automação são atuadores (motores, interruptores de luz ou válvulas motorizadas), controladores (dispositivos usados ​​para troca de mensagens sobre o status dos recursos) e sensores (monitoram mudanças de movimento, temperatura e luz do dia).

A seguir, apontamos alguns gadgets presentes nas edificações atuais:

Fechadura inteligente: controle da porta por meio de sensores de presença, biometria e dispositivos móveis. Há diversas opções, como biometria, senha, protocolos Wi-fi, RFID, Z-Wave e Zigbee. 

Sistema de irrigação de jardim: temporizadores e sensores de umidade do solo passaram a estar presentes em muitas obras comerciais para conservação do jardim;

Sistema de segurança: câmeras de segurança, que, inclusive, permitem a comunicação direta com empresas de segurança privada e com a polícia;

Sistema de som: alguns prédios comerciais utilizam a música para aumentar as vendas, e a automação com sistema de som é uma ótima medida;

Iluminação inteligente: reduzem o consumo de energia e são controladas por meio de dispositivo móvel, podendo inclusive mudar de cor;

Detector de alarme de incêndio: sua conexão pela rede Wi-Fi permite o recebimento de informações por meio do smartphone;

Controle de temperatura: acionamento automático de ar-condicionado ou aquecedor para alcançar a temperatura ideal.

Estruturas pré-fabricadas

A aderência por estruturas pré-fabricadas cresceu no mercado de construção civil e é uma das tendências para 2022. Ela gera menos resíduos e confere agilidade aos processos construtivos sem perder a qualidade. Ou seja, além de contribuir para melhor aproveitamento dos materiais, coopera diretamente para a sustentabilidade.

Há uma expectativa que a demanda por pré-fabricados e pré-moldados cresça na fase pós-pandemia. Isso porque o mercado acredita que as construções rápidas ganharão lugar na retomada. Portanto, vale a pena ficar de olhos nessa tendência.

As tendências no mercado de construção civil para 2022 dizem respeito principalmente à sustentabilidade e à inovação tecnológica. Se por um lado os consumidores exigem das empresas práticas sustentáveis, por outro, as empresas utilizam a tecnologia para tornar seus processos mais eficientes.

Conheça as tecnologias que estão revolucionando a Engenharia Civil!