A reforma de empresa é uma obra que pode colocar seu negócio em outro patamar. Para isso, é preciso fazer uma boa avaliação prévia e entender os objetivos. Com um bom planejamento, é possível melhorar o espaço físico da empresa em todos os pontos.

Mais conforto e qualidade de vida para os profissionais, promoção de espaço de interação com clientes ou credibilidade. Uma obra corporativa pode proporcionar tudo isso. Mas quais ambientes devem ser considerados?

Veja a seguir!

Avaliação prévia da reforma de empresa

Antes de elencar os ambientes que farão parte da reforma de empresa, é preciso avaliar a obra. Esse é o primeiro passo. O planejamento é fundamental para entender os motivos da obra corporativa e as expectativas

Seu quadro de funcionários cresceu ou você deseja fazer um reposicionamento de marca? A ideia é dar uma repaginada nos espaços, melhorar o acabamento ou ampliar o escritório? Cada objetivo trará custos específicos, por isso é importante colocar tudo no papel. 

Sem uma avaliação prévia da reforma de empresa, as chances de gasto excessivo, atraso de prazos e interferências nas atividades empresariais são grandes. Na hora de avaliar, é importante pensar em alguns pontos, como:

  • Consultar sua equipe antes de fazer a reforma de empresa, pois eles certamente indicarão, com mais precisão, as mudanças necessárias para tornar o ambiente de trabalho melhor.

  • Buscar referências para atender às necessidades mais importantes, desde que sejam adequadas aos ambientes de seu escritório.

  • Fazer um cronograma para ter mais controle sobre prazos, fornecedores contratados e responsabilidades, evitando imprevistos e minimizando riscos.

  • Controlar os gastos conforme os cálculos feitos previamente, inclusive com critério na hora de fazer a compra da quantidade certa de material;

  • Buscar móveis multifuncionais para os ambientes de seu escritório, de modo que possam dar versatilidade aos espaços.

Ambientes mais relevantes na reforma de empresa

Na avaliação prévia, você também deve listar os ambientes mais relevantes para realizar a reforma de empresa. Um ponto comum a todos eles é que a obra corporativa deve acompanhar as tendências do mercado, seja em relação a estrutura física ou à tecnologia.

De acordo com o tipo do seu negócio, há novidades específicas. Mas, em geral, a ideia é sempre conferir mais eficácia para as atividades.

Se você não faz ideia de quais são os ambientes que devem ser reformados, veja a seguir os principais

Recepção

Seja sua empresa um escritório, uma instituição de saúde ou uma universidade, a recepção é seu cartão de visitas.

Profissionais e potenciais clientes têm o primeiro contato com seu negócio neste espaço. E a primeira impressão importa bastante. Por isso, um espaço que deve ser considerado na reforma de empresa é a recepção, sua propaganda imediata.

Uma recepção é o lugar do primeiro atendimento e de espera.

Por isso, para lidar com a ansiedade das pessoas, elas precisam se sentir acolhidas, confortáveis e tranquilas. Pensar em móveis e iluminação que trazem essa sensação é um ponto favorável. É fundamental pensar na nova estrutura seguindo todas as exigências de acessibilidade também.

Outra questão que envolve a recepção é que ela passa a imagem do seu empreendimento.

Sem dúvidas, quando você entra em um escritório que traz a ideia de sofisticação e modernidade, cria conceitos no mesmo sentido sobre esse negócio. Em outras palavras, a imagem determina a predisposição de um cliente em relação ao que você oferece, seja um produto ou serviço.

Por fim, a recepção também é um local em que deve se prezar pela agilidade. A experiência do cliente no primeiro momento deve ser a melhor possível. Um dos pontos mais sensíveis é, assim, atendê-lo com rapidez.

Por isso, quando pensar na reforma de empresa, especificamente da recepção, coloque este ponto no projeto. O espaço deve favorecer o trabalho dos recepcionistas, de modo que o cliente seja atendido o quanto antes.

Banheiros

Outro espaço que clientes e profissionais utilizam bastante em seu empreendimento são os banheiros. Por ter um uso constante, devem sempre estar em boas condições. Você já ouviu a sabedoria popular que diz que se o banheiro e a cozinha de uma casa estiverem bons o resto certamente estará? Podemos adotar essa lógica também na hora da reforma de empresa.

Um banheiro em bom estado, com acabamento de alta qualidade, chama bastante atenção. Quando mantido sempre limpo, passa uma imagem muito positiva a clientes e profissionais. Por isso, quando pensar em uma obra corporativa, considere os banheiros do seu empreendimento.

Esta pode ser uma obra mais complicada, porque demanda alguns cuidados extras, que pontuamos abaixo:

  • Verifique se os pisos e revestimentos possuem manchas, se estão escurecidos, “ocos” ou descolando;

  • Confira os registros e as tubulações de água e esgoto e as troque se estiverem velhas;

  • Verifique se não há vazamento, mofo ou infiltração em paredes, pisos e teto;

  • Avalie se o forro ou teto do banheiro está amarelando;

  • Veja se os registros estão vazando ou não fecham.

Espaço de trabalho

A reforma de empresa que considera também o espaço de trabalho dá um recado importante: é fundamental prezar pela qualidade de vida e pelo conforto dos profissionais

Um escritório, por exemplo, não pode ser encarado como um local em que as pessoas vão apenas trabalhar. Em tempos normais, ele é o espaço onde elas passam a maior parte do dia. Se este ambiente não se atenta para conforto, ergonomia e bem-estar, sem dúvidas seu negócio não terá bom desempenho.

E isso vale para qualquer espaço de trabalho. Na hora de fazer a avaliação de reforma de empresa, pense nos pontos de melhoria deste espaço.

Será preciso mudar completamente a estrutura do ambiente? O espaço é moderno, com cores, iluminação e decoração que dão a sensação de bem-estar? Os móveis utilizados atendem às normas de ergonomia e favorecem a colaboração entre profissionais? O layout é eficiente?

Esses espaços precisam ser otimizados e modernizados para que o desempenho dos profissionais sejam o melhor possível

Estoque ou arquivo

Uma obra corporativa que não considera o estoque ou o arquivo perde uma boa oportunidade. Estes não são espaços prioritários na hora de fazer uma reforma de empresa, mas se otimizados podem trazer bons resultados.

A organização e o controle eficiente de um estoque é sinônimo de redução de custos e economia. De acordo com o tipo de produto ali armazenado, é preciso ter uma estrutura específica. Se você trabalha apenas com produtos frágeis, por exemplo, eles não podem ficar “amontoados”. Será preciso ter mais espaço, certo?

O mesmo ocorre com escritórios que possuem locais de arquivo. Mesmo com o advento da tecnologia e a adoção dos sistemas em nuvem, ainda existem documentos e outros bens concretos. Eles devem ser guardados no arquivo para maior organização e segurança.

No entanto, nem sempre o “mais espaço” é sinônimo de maior metragem. Em um mesmo local, você pode fazer reformas para otimizar aquele espaço. Basta ter auxílio de um profissional especialista em interiores para analisá-lo e encontrar melhores possibilidades.

Empresa com vocação para serviços rápidos

Considerando os ambientes relevantes para a reforma de empresa, você percebeu que todos eles trazem benefícios para o negócio. No entanto, a fama de uma obra corporativa não é boa, e isso tem uma razão de ser.

Os custos podem ficar muito maiores do que a previsão inicial por diversos motivos. O cronograma pode atrasar muito e prejudicar as atividades empresariais. O resultado final pode não ser o esperado. Isso ocorre com frequência quando se opta por contratar uma empresa de reforma de empresa considerando somente o preço.

Para evitar esses problemas, o melhor a se fazer é contratar uma empresa com vocação para serviços rápidos e corporativos.

São elas que fazem construções e reformas express, e podem ser sua melhor opção em custo-benefício. Além do tempo reduzido de construção, prezam pela qualidade final da obra.

Outro ponto fundamental de contratar uma empresa especializada é o conhecimento sobre a legislação local. Você sabia que, dependendo da reforma, é preciso apresentar na municipalidade uma Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), plano de reforma e outros documentos? É fundamental consultar os órgãos regulatórios para saber se as mudanças a serem realizadas na empresa estão dentro da legalidade. 

A lei de acessibilidade, por exemplo, exige uma série de modificações, como sanitários para deficientes físicos nos ambientes e instalação de rampas de acesso.

Com o auxílio de uma empresa especialista em serviços rápidos de qualidade garantida, você se cerca de todos os lados.

 

Na hora de realizar uma reforma de empresa, veja quais ambientes farão parte de sua obra. Recepção, banheiros e espaços de trabalho são locais obrigatórios, porque interferem diretamente na imagem, na credibilidade e no desempenho empresarial. Caso haja maior margem para a obra corporativa, o estoque ou o arquivo também podem ser reformados.

O importante aqui é contar com uma construtora comprometida com prazos curtos e entrega de qualidade. É o caso da Binar, que foca em atender desafios e obras com complexidade de custo e prazo, e comprometimento total as necessidades dos clientes.

Conheça uma pouco mais sobre a Binar Construtora!